Implantar um sistema de pedidos online próprio
ou apenas trabalhar com grandes sites de comida online?

Há vantagens e desvantagens a considerar:

Vantagens de trabalhar com um portal de comida online

A maior vantagem que vem a mente é que estes portais têm um grande número de clientes e poderia conseguir clientes fiéis.

Os grandes portais investem muito em marketing, recursos que um pequeno restaurante não poderia sequer sonhar. Quanto mais clientes eles recebem, maior se torna a área para o restaurante atuar. Assim, você precisa se concentrar apenas em preparar e entregar.

Em termos de ferramentas, esses sites de comidas online oferecem aos restaurantes um conjunto completo de serviços: cardápio on-line, sistemas integrados, promoções de marketing, etc.

Desvantagens de trabalhar com um portal de comida online

Por outro lado:

Apesar de existirem muitos consumidores, também existem milhares e milhares de restaurantes. Dependendo da sua área, a concorrência pode ficar muito alta e você tem que lutar para ser visto pelos clientes.

Muitas vezes, para ter que aumentar as suas vendas é obrigado a fazer promoções ou descontos nas publicidades (pagar para obter umas vendas a mais). Note que estes custos adicionais (que reduzem a sua margem) e acrescente a comissão que o portal tem por cada encomenda.

Na verdade, há muito pouco que esse portal pode fazer, exemplo trazer clientes distantes. Há limitações nas entregas que simplesmente não podem fazer ir muito longe, as consequências são: a comida fica fria, os clientes ficam esperando ansiosamente, engarrafamento gerado no trânsito e que aumenta os custos e tempo de entrega, etc. Então o que os portais principalmente fazem é revender para os restaurantes (um modelo de pagamento-por-pedido) a mesma demanda que pode ser alcançado nas proximidades das áreas de entregas que é realizado pelo restaurante. Então a pergunta é: o restaurante pode fazer um marketing e entregar no local de forma mais eficaz com público alvo definido ou é melhor terceirizar isso para outros “venderem” a “sua comida online”?

Use os portais de comida online apenas para adquirir novos clientes e fiéis

Se já participa desses grandes portais de comida online, então agora é a melhor hora para conquistar seu público alvo e torná-los fiéis, uma vez que os pedidos são realizados pelos portais, você deve fazer o trabalho de conversão para o seu site, facebook ou seu aplicativo e transformá-los em seus clientes fiéis, através de promoções de fidelização (% de desconto) divulgando em panfletos ou adesivos nas embalagens, através do motoboy ou nas mesas.

Como ganhar clientes dos grandes sites de comida online?

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Fique atento para o efeito “reverso”.

Faça as contas. você pode pagar essas comissões? Claro você pode aumentar os preços, mas isso pode fazer com que os clientes vão comparar os preços de outros restaurantes.

No modelo acima, os custos extras que você tem com os portais de comida online pode ser visto como um “investimento”, assim como você iria investir na divulgação do Facebook ou publicidade(marketing). No entanto, você ainda precisa perguntar-se: estes novos clientes trazem um valor extra o suficiente para cobrir o investimento inicial?